domingo, 5 de outubro de 2014

Animais fistulados

Se tem uma tecla na qual eu pretendo bater repetidamente aqui no blog é o teste e uso experimental de animais. Eu percebo que as pessoas em geral realmente não entendem o quanto essas técnicas podem ser cruéis e degradantes. Por isso hoje o post é sobre a fistulação ruminal, procedimento ainda muito pouco conhecido e absurdamente sádico. Ele consiste em literalmente abrir uma "janela" na vaca (pode ser feito em outros animais também), dando acesso a um de seus estômagos. Depois, uma cânula (espécie de tampa que pode ser aberta e fechada) é inserida na abertura.



Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) O objetivo dessa monstruosidade é: 

"A técnica de fistulação de animais é imprescindível nos estudos de fisiologia e metabolismo ruminal. A partir desta, é possível obter conhecimento detalhado do processo digestivo e efetuar avaliações de dietas, taxa de passagem de alimentos, determinações de parâmetros químicos envolvidos na digestão (pH, nitrogênio amoniacal, ácidos graxos voláteis, entre outras utilidades) e desenvolvimento de estratégias para mitigação do metano entérico. A técnica permite, ainda, obtenções de amostras para estudos de micro-organismos do rúmen, como bactérias e fungos celulolíticos que podem ter papel fundamental na obtenção de enzimas para produção de etanol de segunda geração ou ainda de aditivos para melhorar a digestibilidade de alimentos fibrosos. Todas essas avaliações proporcionam informações fundamentais para a sustentabilidade da pecuária."

Isso e a maximização da produção de leite e carne. O que mais me deixa indignada é o uso da palavra "imprescindível", como se fosse uma prática absolutamente necessária e não houvesse nenhuma maneira de desenvolver métodos alternativos para atrocidades como essa. 


É muito comum que após esse procedimento o conteúdo do estômago comece a vazar, o que pode causar morte por desidratação e desnutrição. Também acontece de o tecido ao redor da cânula necrosar.

Vejam essa imagem que eu encontrei descrevendo uma parte do procedimento:



Se vocês pesquisarem por "animais fistulados" no Google, vão se assustar com a naturalidade com que o assunto é tratado, como se fosse algo completamente normal. Vocês podem observar isso nesses vídeos: 



A EMBRAPA realiza uma quantidade imensurável de experimentos em animais fistulados. Essa realidade PRECISA acabar!


Também precisamos combater que as crianças sejam manipuladas dentro das próprias escolas a acharem que esse método é natural e aceitável. Diversas reclamações sobre isso foram enviadas ao PETA, mas nada mudou efetivamente.



Fotos de outros animais fistulados: 



Por favor, assinem essa petição para acabar com a fistulação ruminal em animais pela EMBRAPA! 

A exploração animal não se resume aos animais abatidos para o consumo de carne. Ela é uma realidade esmagadora e cruel que abrange inúmeros setores. Não podemos continuar fechando os olhos para esse tipo de atrocidade! Os animais não são coisas, não são objetos... são seres sencientes como nós. Se os humanos são tão evoluídos assim, já passou o tempo de desenvolvermos um pouco de compaixão, nos libertarmos desse nosso egocentrismo que passa por cima de tudo e de todos e entendermos que não precisamos que ninguém sofra exclusivamente para nos beneficiar de alguma maneira.

2 comentários :

  1. Sem palavras........
    E ver CRIANÇAS no meio disso, sendo educadas desde muito cedo para achar normal e ok essa objetificação extrema de outros seres vivos, é chocante...

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo, precisamos lutar todos os dias pra conseguir mudar essa realidade. :/

    ResponderExcluir