quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Receita rápida: Refogado de cogumelo de Paris, shimeji e shiitake acompanhado de espinafre

Como vocês já devem ter percebido, eu sou fanática por cogumelos! A receita de hoje na verdade é bem simples, não tem nada de "especial", mas ficou tão gostosa que resolvi partilhar com vocês. Vamos lá?


Você vai precisar de:
  • Um de pacote de cogumelos de Paris
  • Um pacote de cogumelos shiitake
  • Um pacote de cogumelos shimeji
  • Espinafre
  • 5 dentes de alho
  • Cebolinha
  • Curry e cominho em pó
  • 2 colheres de sopa de molho shoyu
Modo de preparo:
  1. Coloque um pouco de água em uma frigideira (o suficiente para cobrir o fundo dela) e deixe esquentar por alguns minutos. Enquanto isso, deixe o espinafre cozinhando ao vapor em outra panela.
  2. Quando a água estiver bem quente, introduza os dentes de alho picados (se você preferir, pode amassá-los também).
  3. Acrescente os cogumelos e os refogue, temperando com uma colher de chá de curry e uma colher de chá de cominho.
  4. Despeje as duas colheres de sopa de shoyu e continue refogando.
  5. Quando os cogumelos estiverem quase prontos, salpique a cebolinha. 
  6. Cheque se o espinafre já está cozido e tempere como preferir (eu particularmente gosto dele sem tempero mesmo).
Eu geralmente como só o espinafre com os cogumelos, mas também é interessante adicionar uma porção de arroz branco.

Dica básica:  Se você não tem uma panela que cozinhe ao vapor, sempre tem como improvisar! Coloque a água para ferver em uma panela e, sobre ela, posicione um escorredor de macarrão com o que você quer cozinhar dentro. O vapor vai passar pelos buraquinhos e vai dar tudo certo!

Como eu disse, eu sei que é uma receita bem "bobinha", mas eu adoro! 

Obs: Como eu fiz só para mim, eu usei cerca de 1/3 de cada pacote de cogumelo, então pode ser que vocês precisem ajustar um pouco a quantidade de tempero e de molho. Mas a parte boa disso é que como sobraram vários cogumelos, eu vou poder pensar em novas receitas e postá-las aqui no blog!

Ah: O molho shoyu que eu usei é até que bem "light", tem só 9 calorias por colher de sopa. E como eu não usei óleo, a receita ficou bem saudável e leve. Mas se vocês gostam de usar óleo ou azeite é só substituir a água.

Espero que tenham curtido. Bom apetite!

Nenhum comentário :

Postar um comentário