sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Receita de hambúrguer integral de shiitake com azeitonas e tofupiry caseiro

Oi, galera. Como eu falei para vocês, sobraram vários cogumelos da receita de ontem, então decidi inventar alguma coisa com eles. Nunca tinha feito hambúrguer e nem qualquer tipo de queijo vegetal ou derivados. Fiquei com vontade de tentar, e até que para uma primeira vez ele ficou muito gostoso! Só que o meu forte definitivamente não é deixar o prato bonito. Hahahah.


Sério, ficou bom DEMAIS. ♥ Fiquei toda orgulhosa de mim mesma!

Mas e aí, vamos para a receita?

Para o hambúrguer você vai precisar de:
  • Pão de hambúrguer vegano (se não achar o de hambúrguer, pode ser qualquer outro pão sem nada de origem animal)
  • Alface
  • Um pacote de cogumelos shiitake frescos
  • Farinha de trigo integral
  • Azeitonas verdes
  • Cebola e alho a gosto
  • Curry em pó
  • Cominho em pó
  • Cheiro verde 
  • Duas colheres de molho shoyu
Para o tofupiry você vai precisar de:
  • 250g de tofu firme
  • Uma colher de sopa de polvilho azedo 
  • Meia colher de sopa de sal
  • 1/3 de xícara de azeite 
  • Uma colher de sopa de água
  • Uma colher de sopa de vinagre de vinho branco
  • Meia colher de açafrão (o açafrão é opcional, só coloquei para dar uma cor mais amarelinha)
Modo de preparo:
  1. Lave bem os cogumelos e os deixe cozinhando no vapor junto com o alho.
  2. Enquanto isso, prepare o tofupiry: Bata o tofu com o azeite no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Despeje numa panela e cozinhe essa mistura adicionando o restante dos ingredientes até ficar com consistência de catupiry. Reserve.
  3. Quando os cogumelos estiverem prontos, coloque-os num processador ou liquidificador juntamente com a cebola picada, o alho, o shoyu, o cheiro verde e os temperos (dica: evite temperar demais, porque o legal é sentir bem o gosto do shiitake). Bata tudo, coloque num prato ou superfície lisa e acomode algumas azeitonas na massa.
  4. Vá juntando, aos poucos, a farinha integral até conseguir enrolar bolinhas no formato de hambúrguer (se não der ponto, acrescente um pouco de flocos de aveia).
  5. Leve os hambúrgueres para o congelador por cerca de duas horas.
  6. Quando for prepará-los, você pode fritá-los no óleo, ou fazer como eu e deixar a preguiça te dominar: Coloque no microondas por dois minutos. Hahahah. Fica perfeito e bem menos gorduroso, até porque o tofupiry já tem óleo.
  7. Na hora de servir, coloque alface em uma das fatias de pão, depois o hambúrguer (eu também coloquei alguns cogumelos por cima), o tofupiry e em seguida feche com a outra fatia de pão. Prontinho! Agora é a melhor parte. Hahahah.
Obs: A base da receita do tofupiry é do Presunto Vegetariano ♥ (assista o vídeo aqui), mas eu fiz algumas pequenas modificações. Na receita original, é suco de limão no lugar do vinagre... mas eu achei que o sabor do limão ficaria muito marcado e resolvi substituir (deu super certo). O açafrão eu também adicionei por conta própria. Ah: E na receita do Presunto Vegetariano é dito que pode-se usar amido de milho no lugar do polvilho azedo. Eu não testei, mas acho que o que dá o gostinho de catupiry é justamente o polvilho, então não recomendaria a troca. Eu também diminui a quantidade de azeite.

É bem mais fácil de fazer do que parece e garanto que vale a pena! E é uma receita que rende vários hambúrgueres e muito tofupiry, então dá para alguns dias. Pena que eu queimei meu primeiro hambúrguer porque coloquei por 4 minutos no microondas ao invés de dois. :( Hahuahauh. Não façam isso!

É isso, gente! Espero que tenham gostado. Vou adorar se vocês testarem a receita e aprovarem, porque eu pensei em tudo com muito carinho. Não sei cozinhar muito bem, não tenho experiência e não sou nem de longe uma profissional. Só agora que as minhas receitas estão começaaando a dar certo e eu fico muito feliz de poder dividi-las com vocês. ♥ Depois me digam o que acharam.

3 comentários :

  1. Ai, fiquei com água na boca, Raquel! Preciso fazer esse hambúrguer.

    ResponderExcluir
  2. Faz sim, Camila! Ficou muito gostoso. Só faz como eu falei e não exagera nos temperos. :3 Depois me conta o que achou. ♥

    ResponderExcluir
  3. titanium alloys | TITanium Art & Design | TITanium Art & Design | TITanium Art
    Titanium Art titanium lug nuts & Design | TITanium Art & titanium camping cookware Design | TITanium Art & Design | TITanium properties of titanium Art & Design | TITanium Art & Design | TITanium Art ti89 titanium calculator & Design titanium network surf freely | TIT.

    ResponderExcluir