segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Por que boicotar a Nestlé?

Apesar de existirem produtos da Nestlé que são vegetarianos, como o Nescau, por exemplo (que diferente de algumas marcas concorrentes, como o Toddy, não contém nada de origem animal na fórmula), eles não são consumidos por veganos, pois a Nestlé é uma das grandes empresas que testam em animais. 

Um caso que ficou muito famoso foi o dos testes dos chás da Nestea (que é da Nestlé). A empresa torturou e matou muitos animais para comprovar que seu produto é "saudável", sendo que esses testes nem sequer são exigidos por lei para os fabricantes de bebidas.

Vou traduzir a descrição do PETA sobre os testes realizados:
  • Camundongos criados para sofrer de disfunção cerebral e envelhecimento precoce foram alimentados com extratos de chá verde e trancafiados em uma câmara escura, apenas para receber dolorosos eletrochoques em seus pés. Depois os camundongos foram mortos.
  • Camundongos criados para sofrer de degeneração muscular foram alimentados com extrato de chá verde, depois cada experimentador abria os músculos das pernas dos animais e depois os decapitavam.
  • Experimentadores injetaram químicas tóxicas em camundongos para destruir as células produtoras de insulina, levando os animais a desenvolver diabetes. Depois desse cruel procedimento, os camundongos foram forçados a se alimentarem de extratos de chá e depois mortos.
  • Ratos criados para sofrer de sobrepeso e níveis altos de colesterol foram forçados a consumir extratos de chá por um tubo que os forçava garganta abaixo. Os ratos foram mortos e dissecados.
Esses são apenas alguns dos testes realizados especificamente para um dos muitos produtos da Nestlé.  Não é nem a ponta do iceberg.  Até porque, esse não é nem de longe o único motivo para boicotar a empresa.

Existe um documentário chamado "The Dark Side of Chocolate", ele expõe a Nestlé, alegando que ela compra grãos de cacau da Costa do Marfim, onde é utilizado o trabalho infantil escravo, fonte do tráfico de crianças. É uma acusação seríssima que precisa ser levada em consideração! Será que o seu chocolate vale todo esse sofrimento e exploração, não só em relação aos animais não-humanos, mas também crianças? 

Sem falar sobre a polêmica da água PureLife uns anos atrás. A Nestlé vinha se utilizando de fontes de São Lourenço para a fabricação dessa água, e a empresa retirava muito além do permitido, comprometendo os lençóis freáticos. Isso sem contar que a Nestlé desmineralizava a água e acrescentava sais minerais por conta própria sem nenhum estudo em relação aos potencias danos que isso poderia causar aos consumidores.  
Em janeiro de 2012, após muita pressão (inclusive internacional) o presidente da Nestlé afirmou que fecharia a empresa em São Lourenço, mas o que realmente aconteceu foi que, no dia seguinte, o governo de Minas da época (PSDB!!), concedeu uma autorização para a Nestlé permanecer no local. "Estranho", né?

Decidi escrever esse post porque sei que muitos que acompanham meu blog não são veganos e por esse motivo muitas vezes não boicotam marcas e produtos que testam em animais, mas a Nestlé (assim como outras grandes empresas) vai muito além disso. Aja com consciência e reconsidere os produtos que você compra, pois eles podem ter percorrido um caminho sangrento até as prateleiras do seu mercado ou das suas lojas preferidas. Pense nisso.

5 comentários :

  1. Olá Raquel,

    Eu também não achava que as pessoas deveriam boicotar a Nestlé, mas há pouco tempo o próprio site alega testar em animais produtos alimentícios:

    http://www.nestle.com/aboutus/ask-nestle/answers/do-you-test-your-products-on-animals

    "Are you ever required to test new products or ingredients on animals?
    On very rare occasions, yes. National authorities require new food products and ingredients to be safe for human consumption, and in certain cases it is necessary to carry out animal tests to demonstrate this.
    We can assure you that we use animal testing as little as possible, and that our care of animals always complies with the highest standards. Animal testing should only take place where absolutely necessary, as part of the regulatory process to commercialise a product, or as part of the development of novel food products, such as those with healthcare benefits."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu acho que as pessoas devem boicotar a Nestlé!

      Sim, eu vi isso. :( Realmente lamentável.

      Excluir
    2. Eu também acho! É pq eu só descobri que a Nestlé testava há pouco tempo. Cretina essa resposta...

      Excluir
  2. Sim, assim como a Coca-Cola. Eu não sabia que eles testavam (apesar de a Coca-Cola não ser lá uma empresa muito "consciente" de qualquer forma, né...) e eu sempre tomei chá gelado da Leão, que é da Coca-Cola. É muito ruim quando a gente descobre esse tipo de coisa e se dá conta que estava consumindo produtos testados em animais/não veganos sem querer. :/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo post; me esclareceu um pouco algumas coisas... eu tô no processo de tentar virar vegetariana e já tô querendo ver cosméticos e certas coisas que não certas pra se usar por culpa do teste em animais... espero conseguir virar vegetariana :)

    ResponderExcluir