quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Marcas de maquiagem que NÃO testam em animais

Acho fundamental o blog ter uma lista de produtos testados e não testados em animais. Vou começar com uma lista de marcas de maquiagem que não testam.

Importante: A marca não ser testada em animais NÃO SIGNIFICA que ela seja vegana. Aliás, passa bem longe disso. Sempre examine os rótulos para se certificar de que o produto não possui nenhum componente de origem animal na fórmula. 

Marcas nacionais:
Considerações importantes: O Boticário não testa em animais, mas patrocina oficialmente a Semana de Moda de São Paulo (São Paulo Fashion Week), evento onde o uso de peles é comum. Por essa razão muitos veganos preferem boicotar a marca. 

A "Quem disse, Berenice?" (que é do grupo Boticário) está na lista do PEA de empresas que não testam em animais, mas quando a marca foi questionada sobre isso pela Vitória, do blog Maquiagem de Bonita, a resposta foi: "Damos preferência aos ingredientes que não sejam de origem animal e nem testados em animais pelos fabricantes." Esse "damos preferência" me deixou com o pé atrás, por isso decidi não incluir a QDB na lista.

Já conversei com muitos veganos que boicotam a Natura, pois ela já declarou que, apesar de não testar em animais, é possível que seus fornecedores testem matérias primas para outras marcas. Eu também passei a boicotar a empresa após me desgastar mandando uma série de e-mais para o SAC e nunca obter respostas significativas sobre essa questão dos testes em animais. Eles sempre tentam me enrolar, mas eu pressionei tanto a Natura que eles chegaram ao ponto de simplesmente me mandar um e-mail dizendo que "não sabem como responder minhas dúvidas". Achei o cúmulo do desserviço e da cara de pau e, desde então, nunca mais comprei nada da marca. Pretendo cada vez mais apoiar empresas que realmente se comprometem com o veganismo.

Marcas internacionais:
Observação: É muito comum a Mary Kay ser citada em listas de empresas que não testam em animais, mas ela vende seus produtos na China, e lá os testes em animais para cosméticos são obrigatórios. Ou seja: A MK testa SIM em animais. Não se enganem!

Eu fiz a lista de produtos nacionais me baseando nas listas do PEA, e a de produtos internacionais eu pesquisei em diferentes sites, blogs e guias para produtos veganos/cruelty-free. Claro que elas não estão completas, e também vale lembrar que essas empresas podem mudar sua política em relação aos testes em animais a qualquer momento, então esse post está sujeito a alterações. Até porque eu pretendo atualizá-lo sempre que possível.



Em breve eu vou criar um outro post sobre as marcas de maquiagens que TESTAM em animais, e também quero fazer outras listas no futuro (de marcas de esmaltes, produtos de limpeza, tinturas e tratamentos para os cabelos... etc).

Bom, por enquanto é isso. Espero que essa lista ajude vocês de alguma forma.

4 comentários :

  1. Hey! Sabe me dizer se verídica it testa em animais?
    Bjbj ;*
    Manias de Maay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara. Peço desculpas pela demora, estou estudando muito e nos últimos dias não entrei na internet direito.

      Então, eu pesquisei aqui e a Verídica It aparentemente não testa em animais, não! Mas vou mandar um e-mail pro SAC pra confirmar, agora também quero saber com certeza. Beijo!

      Excluir
  2. Mayara, recebi essa mensagem da Verídica It sobre os testes em animais:
    -
    Verídica It
    10:20

    Olá +Raquel Turke Bom dia, tudo bem? De fato a Verídica It e todos nosso parceiros fabricantes não realizam testes em animais e conforme o link informado nesse post essa ação passou a ser proibida a partir de Junho de 2014. Portanto a empresa que descumprir lei será punida de acordo com o descritivo no artigo. OK?
    Para entender melhor, pode clicar no link informado acima.
    Obrigada pelo contato e desejamos uma excelente semana!
    -

    Espero ter te ajudado, qualquer dúvida pode vir falar comigo sem pensar duas vezes, ok? Beijo!

    ResponderExcluir