segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Invalidação do veganismo

Oi, gente. Eu sei que eu ando realmente muito sumida. Mas esse fim de ano tem sido muito puxado para mim. Eu não sou focada o bastante ao ponto de me fechar no quarto e ficar estudando. Eu tento, mas simplesmente não consigo. Então decidi desligar meu computador da tomada e ficar sem entrar por um tempo, e foi o que eu fiz. Estou indo em plantões que muitas vezes duram dois períodos inteiros sem parar... tem sido bem cansativo. Sem contar que meu namorado veio para Londrina durante uns dias e eu aproveitei para ficar um pouco com ele. Enfim... eu não pretendia entrar no computador hoje, mas um assunto tem martelado demais na minha cabeça e eu resolvi escrever um texto sobre ele: Invalidação do veganismo.

Muita gente vem me perguntar sobre o veganismo, querem saber mais, tirar dúvidas e eu realmente adoro esse retorno. Tenho o maior prazer em tentar ajudar, especialmente quando dá para notar que a pessoa de fato se interessa pela ideologia e pretende se tornar vegana também. O problema é que ao mesmo tempo aparece muita gente mal intencionada, com o intuito de me contestar e deslegitimar a causa. Isso me incomoda demais, principalmente quando eu percebo que esse tipo de pessoa se dá ao trabalho de escrever textos que muitas vezes chegam até em quem está conhecendo o veganismo e em suas pesquisas se depara com esse tipo de "informação". Eu, como feminista, já estou acostumada a ler absurdos tentando achar uma brecha no movimento feminista e anular nossa luta, mas estar acostumada e ter aprendido a lidar com mais calma nessas situações não significa que eu as aceite. A mesma coisa se aplica em relação ao veganismo.

Em primeiro lugar: Se não quer ajudar, não atrapalhe. Se na sua cabeça ser vegano não faz sentido, quer dizer apenas que tu ainda tens muito o que aprender. Mas se não tem vontade, paciência. Agora, sair por aí disseminando ignorância para pessoas que querem pesquisar mais sobre o assunto... daí já é demais para mim. Eu não me conformo.

Sinceramente, não consigo ver de outra forma senão um grupo de pessoas que precisam desesperadamente justificar sua falta de iniciativa e sua preguiça de sair da zona de conforto. Precisam encontrar uma forma de deslegitimar o veganismo, "provar" que ele é incoerente e no fim do dia sentar confortavelmente no sofá comendo um hambúrguer com "a consciência limpa". Patético. A maior parte dessas pessoas usa argumentos como "você diz que é vegano mas faz compras em mercados que vendem carne", "você diz que é vegano mas toma remédios", "você diz que é vegano mas come x coisa que destrói x ambiente e afeta x animal". Gente, vamos ser realistas? Nós querendo ou não, vivemos numa sociedade capitalista. Infelizmente, não tem como, no contexto em que estamos inseridos no momento, reduzirmos a zero o impacto negativo que causamos nos animais. Mas não poder fazer 100% não justifica não fazer nada! É a mesma coisa de dizer "não posso acabar com o racismo, então vou sair por aí sendo racista". Não tem lógica. Dentro do veganismo, nós nos esforçamos ao máximo para evitar de todas as formas possíveis a exploração animal. Conhecem aquela frase famosa (e até clichê), né? "Se é importante para você, você encontrará uma maneira. Se não é, você encontrará uma desculpa". E francamente? Desculpas é o que não faltam.

"Eu gosto do sabor", "não consigo viver sem", "é cultural", "Jesus comia peixe", "não adianta não comer carne mas poluir o ambiente andando de carro",  "já estou velho demais para mudar meus hábitos", e etc.

Acho que, em primeiro lugar, precisamos pensar fora da caixa. Sairmos dessa ilusão de que o mundo gira em torno do nosso umbigo e entender que veganismo não é sobre a nossa saúde. Não é sobre o planeta. É sobre os animais. Mais especificamente sobre abolição animal. Esses tópicos estão relacionados, mas o foco principal não são eles. Mas já que as pessoas não se cansam de entrar nesse mérito, vamos lá: Precisamos cuidar do planeta não só para os animais, mas para nós e nossos descendentes, mas é óbvio que muitas das nossas ações cotidianas vão de alguma forma afetar o meio ambiente, e as vezes nós nem nos damos conta disso. É verdade. Só acho engraçado que o mesmo tipo de pessoa que perde horas do seu dia tentando desmoralizar os veganos nos acusando de hipocrisia, na maioria das vezes não mexe um dedo para ajudar a preservar o planeta.

Sem contar que o gás metano proveniente das vacas (que obviamente são "produzidas"- porque são tratadas literalmente como produtos - em larga escala) é um dos principais fatores que leva ao efeito estufa. Fora a enorme quantidade de água usada para cultivar os alimentos para essas vacas (e outros animais) e depois para transportá-las. Cerca de 1.440 litros da água são usados para você ter 300g de carne suína no seu prato. Ecológico, né? Só que não.

Os grãos usados para a alimentação desses animais, que posteriormente se tornaram "alimento" que só quem tem poder aquisitivo terá acesso, poderiam ser destinados à famílias que passam fome, inclusive. Basicamente, se tu realmente se importa com o planeta, a melhor atitude que tu pode tomar é, com certeza, se tornar vegano.

Se quiserem saber mais sobre isso, assistam esse documentário brasileiro do Instituto Nina Rosa. É muito explicativo, bonitinho (não contém nenhuma cena forte) e curto. Tem apenas 16 minutos.


Outra questão que gostam de abordar é a famosa: "Você tem dó dos animais, mas não das plantas? Plantas também são seres vivos." Sim, as plantas são seres vivos, mas não são seres sencientes como os animais. Elas não sentem dor e medo. Não dá para colocar no mesmo patamar.

Resumidamente, não existe justificativa plausível para compactuar com exploração animal. Não importa o quanto as pessoas queiram se livrar dessa responsabilidade. Nossa luta segue forte independente dos que tentam nos derrubar.

Para todos que acompanham o Like an Elephant e pretendem se tornar veganos: Por favor, não se deixem abalar por pessoas de má fé. Vocês sabem que estão fazendo o que é certo e é isso que importa!


Juntos somos fortes e, aos poucos, vamos construir um mundo melhor. Não desistam. Muita gente vai tentar nos derrubar, mas não podemos deixar que essas pessoas calem nossa voz. Porque a nossa voz é a voz que fala pelos animais. O veganismo cresce a cada dia mais e isso me deixa muito feliz. Nossa luta é válida e necessária! Não deixem que ninguém diga o contrário.

7 comentários :

  1. Olá, sou nova aqui, acabei de conhecer seu blog, sempre fico feliz em ver que cada vez mais tem informações sobre o veganismo *--* . Gostei bastante do seu desabafo sobre todos estes tipos "argumentos" que as pessoas usam para tentar colocar uma ideia errada sobre o veganismo. Infelizmente sempre vamos nos deparar com isso. E olha que nem sou vegana, sou ovolactovegetariana e já sofro um certo preconceito, já me questionaram sobre isso das plantas, me chamaram de fresca e os afins, mas não pretendo mudar minha forma de pensar, pois sei que não posso mudar o mundo, mas não quer dizer que não irei tentar. Pretendo me tornar vegana futuramente, porque é realmente o que me identifico, ainda sou ovolacto por uma questão de transição, pois faz pouco tempo que decidi seguir esse caminho e também pelo fato que onde moro não tem muitas ofertas para esse público (infelizmente :/ ), então o pouco que tem, geralmente fica muito alto o valor para meu poder aquisitivo, mas não irei desistir, e serei uma vegana futuramente, porque é o que eu amo. Parabéns pela sua opinião e de demonstrar isso, as pessoas, às vezes, não tentam se colocar no lugar das outras, apenas disseminam o ódio. Infelizmente falta muito respeito por parte dessas pessoas, mas continuemos acreditando que isso irá mudar. Já gostei de você de cara, *------* e você ainda mora no PR <3 , infelizmente não moro aí :( . Mas mesmo assim gostei muito do seu blog, parabéns e continue postando, gosto de saber as novidades :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiza, tudo bem? Muito obrigada pelos elogios e apoio. Fico feliz que meu blog tenha te ajudado e te motivado, de verdade. ❤️ Desculpa pela demora pra te responder, prestei vestibular esse final de semana e ainda tou atordoada com tudo isso hahah. Mas enfim, acredito que essa fase de preconceito e intolerância, apesar de permanecer sempre com pessoas como nós, que vamos contra o senso comum, é bem mais forte no começo. Porque nossos familiares e amigos não botam fé que a gente realmente vai levar o veganismo a fundo, e também porque nós ainda não adquirimos experiência o suficiente pra debater de forma convincente. Mas pode ficar tranquila que tudo vai melhorar com o tempo e as pessoas próximas a ti vão te respeitar muito mais e entender que é realmente nisso que você acredita e quem sabe elas inclusive se justem à causa. :3 Quando a gente decide se tornar vegetariana é complicado achar opções industrializadas (porque pra culinária caseira é tranquilo), mas é tudo questão de conhecer o que sua cidade te oferece. Se aí ten lojas de produtos naturais já é um excelente começo. :3 você tem consciência e isso é tudo que você precisa ter pra se tornar vegana. :3 você consegue, pode ter certeza. O que o ser humano faz os animais passarem é inaceitável, não é certo fazer parte disso. :/ venha pro lado verde da força! Hahahah ;) qualquer dúvida pode e deve me gritar, ok? Se quiser uma conversa mais pessoal pode me adicionar e me chamar no chat do facebook sem problemas (Raquel Turke) ou no da página do blog :)

      Excluir
    2. Olá, de nada, eu que agradeço. Demorei bastante também a responder, por causa de faculdade e afins. Realmente concordo com você em tudo. E sim, irei para o lado verde da força *----* . Quanto ao contato pessoal, gostaria sim, mas é bem difícil eu usar o face, então seria pelo blog mesmo (existe algum tipo de chat, algo pessoal pra se conversar aqui no blog, é porque eu realmente não entendo muito de blogs kk, eu to te seguindo pelo Google+ , não sei se por lá dá de conversar, ME GUIE, POR FAVOR haha). Mas quando eu voltar a usar o facebook (tá bem distante), irei lhe adicionar lá. :)

      Excluir
    3. Se você seguir a página do blog no face (Essa: https://www.facebook.com/likeanelephant?fref=ts) você pode enviar mensagens por inbox, daí eu te respondo por lá. Mas se quiser me adicionar no meu perfil pessoal (Raquel Turke) e conversar comigo de forma mais pessoal eu também te aceito sem problemas. :)

      Excluir
    4. Já segui a page do blog, e lhe adicionei la, meu face é Thaiza Ribeiro (o perfil tá com uma foto da Janis Joplin). :)

      Excluir