sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O que é No e Low Poo?

Oi, gente! Finalmente meu processo de vestibulares, cursinho e plantões acabaram! Eu passei em uma faculdade particular aqui da minha cidade que eu considero boa e agora é só morrer lentamente de agonia esperando o resultado da UEL. Hahahah. Torçam por mim! :( Mas pelo menos agora que eu estou de férias terei mais tempo para o blog.

Como vocês já perceberam, eu só utilizo produtos capilares sem sulfatos, silicones e petrolatos na fórmula. Eu expliquei um pouco do motivo aqui, mas eu vou relembrar tudo nesse post.

Inicialmente eu quero que vocês entendam a razão dos derivados do petróleo, silicones e sulfatos serem componentes nocivos. 

Petrolatos (derivados do petróleo): Como eu já expliquei no outro post, os petrolatos são ingredientes que estão presentes na maior parte dos produtos capilares, especialmente os mais baratos. Eles tem como função formar uma película protetora sobre os fios que em um primeiro momento dá uma "maquiada" no cabelo. Fazendo-o parecer mais saudável, pois não permite que a hidratação saia. O problema é que da mesma forma que a hidratação não sai, outras hidratações e tratamentos também não penetram nos fios, pois os derivados do petróleo se acumulam e são insolúveis em água. Isso faz com que a recuperação de cabelos danificados seja prejudicada. 

Derivados do petróleo: Petrolatum/petrolato, Parafinum Liquid/parafina líquida, Mineral Oil/óleo mineral, Vaselina, Isoparafina e Isododecane.

Silicones: Basicamente, os silicones agem da mesma forma que os petrolatos. Mas existem os silicones insolúveis em água e os solúveis, que não são nocivos justamente por não se acumularem no cabelo.

Silicones insolúveis: Amodimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Dimethicone, Dimethiconol, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.

Silicones solúveis: Dimethicone Copolyol, Hydrolyzed Wheat Protein Hydroxypropyl Polysiloxane, Lauryl methicone copolyol, PEG-7 Amodimethicone, Dimethicone PEG-8 Phosphate, Ammonium Dimethicone PEG-7 Sulfate, Dimethicone PEG-8 Adipate, Dimethicone PEG-8 Benzoate, Dimethicone PEG-7 Phosphate, Dimethicone PEG-10 Phosphate, Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate, Dimethicone PEG/PPG-7/4 Phosphate, Dimethicone PEG/PPG-12/4 Phosphate, PEG-3 Dimethicone, PEG-7 Dimethicone, PEG-8 Dimethicone, PEG-9 Dimethicone, PEG-10 Dimethicone, PEG-12 Dimethicone, PEG-14 Dimethicone, PEG-17 Dimethicone, PEG/PPG-3/10 Dimethicone, PEG/PPG-4/12 Dimethicone, PEG/PPG-6/11 Dimethicone, PEG/PPG-8/14 Dimethicone, PEG/PPG-14/4 Dimethicone, PEG/PPG-15/15 Dimethicone, PEG/PPG-16/2 Dimethicone, PEG/PPG-17/18 Dimethicone, PEG/PPG-18/18 Dimethicone, PEG/PPG-19/19 Dimethicone, PEG/PPG-20/6 Dimethicone, PEG/PPG-20/15 Dimethicone, PEG/PPG-20/20 Dimethicone, PEG/PPG-20/23 Dimethicone, PEG/PPG-20/29 Dimethicone, PEG/PPG-22/23 Dimethicone, PEG/PPG-22/24 Dimethicone, PEG/PPG-23/6 Dimethicone, PEG/PPG-25/25 Dimethicone, PEG/PPG-27/27 Dimethicone,

Amodimethicone,  Trideceth-12 ou 6 e Cetrimonium Chloride: Apenas quando a composição possui os três silicones ao mesmo tempo. Eles não precisam necessariamente estar em sequência.
PEG-33, PEG-8 Dimethicone e PEG-14: Mesma coisa, só são solúveis quando estão juntos.

Sulfatos: O sulfato é a substância presente na maioria dos shampoos responsável pela limpeza dos cabelos e formação de espuma na lavagem. O problema é que ele é um detergente muito forte, que pode acabar retirando a oleosidade natural dos fios e toda hidratação deles. Os sulfatos são um dos únicos componentes capazes de retirar a película formada pelos petrolatos e silicones, o que te faz cair em um ciclo vicioso. Você usa produtos com derivados do petróleo e usa sulfatos para retirar, repete isso sucessivamente ao ponto de ser quase impossível a eficácia de um tratamento capilar. Dessa forma, quando nós cortamos os petrolatos e os silicones insolúveis, não há a menor necessidade de continuarmos utilizando sulfatos.

Sulfatos Fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium C14-16, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate.

Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate - mild, derived from coconut fatty acids, Sodium Cocoyl Glycinate. 

O No e o Low Poo são maneiras de cuidar dos cabelos sem utilizar produtos que contenham esses ingredientes nocivos. São amplamente usados por gurias cacheadas, porque os cabelos cacheados são mais propensos a serem naturalmente mais ressecados. Mas essas técnicas dão certo para qualquer tipo de cabelo.


O que é No Poo?

No Poo é um método de cuidados capilares que consiste em basicamente não utilizar shampoo. A lavagem é feita com receitas caseiras como água com bicarbonato de sódio ou vinagre de maçã, sabonetes 100% vegetais fabricados a partir de óleos ou com a técnica do Co Wash (lavagem com condicionador).

Mas o cabelo não fica sujo? Não, não fica. Como eu disse, os shampoos com sulfato tem uma capacidade detergente muito grande, bem além do necessário. Mas existem diversos produtos que são liberados para No Poo, o que torna o Co Wash bem mais fácil.

No No Poo não são utilizados nenhum tipo de sulfato, petrolatos e silicones insolúveis.

Como fazer Co Wash?

Na verdade, é bem simples. É só você comprar um condicionador sem petrolatos e silicones insolúveis e lavar os cabelos fazendo uma boa massagem por todo o couro cabeludo. Os condicionadores também possuem poder de limpeza, ele apenas é menor do que o dos shampoos. O seu cabelo vai ficar limpinho, cheiroso e macio. Não precisa se preocupar.

Como lavar os cabelos com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã?

É só diluir cerca de uma colher de sopa de bicarbonato para 100ml de água e lavar como de costume. Tem gente que usa o vinagre de maçã também como shampoo, mais ou menos na mesma proporção que o bicarbonato, mas como o bicarbonato de sódio é muito alcalino, ele serve até mesmo como shampoo anti resíduos, abrindo as cutículas capilares. Por isso eu acho que os dois se complementam, afinal o vinagre de maçã, como eu expliquei aqui, tem o pH bem ácido, fechando as cutículas. Então após fazer uma limpeza profunda com o bicarbonato, eu recomendo condicionar com o vinagre de maçã (cerca de uma parte de vinagre para três de água).

E com sabonetes 100% vegetais?

Bem simples: Passe o sabonete nas mãos e em seguida lave os cabelos massageando bem o couro cabeludo. Enxague e condicione com um condicionador sem petrolatos e silicones.

O que é Low Poo?

No Low Poo, ainda se usa shampoos, porém sem sulfatos e petrolatos na fórmula (todos os shampoos que eu testo e faço resenha para vocês são liberados para Low Poo, afinal eu sigo essa metodologia). No Low, os silicones insolúveis são liberados, mas eu não indico, pois como eu expliquei eles também acabam se acumulando nos fios. 

Se eu quiser começar a fazer No ou Low Poo, como agora os sulfatos são proibidos, como eu vou retirar o excesso de petrolatos e silicones acumulados nos meus cabelos?

Tem gente que faz uma última lavagem utilizando shampoo com sulfato ou até mesmo anti resíduos (sem petrolatos, né! hahah), mas existe uma maneira de retirar o acúmulo de componentes ruins sem usar sulfato. O Cocoamidopropyl betaine é uma substância que limpa o cabelo sem agredir muito os fios, também pode ser encontrada em rótulos de produtos como Cocamidopropyl Betaine, Cocobetaine, Cocabetaine e Cocoamphopropionate. Além disso, eles podem ser comprados separadamente e misturados aos condicionadores usados no Co Wash. Outra opção é a lavagem com bicarbonato de sódio.

Seguindo o Low Poo, é recomendável intercalar as lavagens com shampoo com o Co Wash (é o que eu faço).

Quais produtos veganos são liberados para No ou Low Poo?

Existem diversas opções. Eu sou dona de um grupo no Facebook chamado Low/No Poo VEGANO ♥, quem quiser participar será muito bem vindo! Conheça o grupo clicando aqui.

Se alguém se interessar, uma moderadora muito dedicada se encarregou de preparar essa lista chamada "Proibidos e liberados para veganos". Ela é muito útil e eu aconselho demais que vocês leiam.

Bom galera, é isso! Espero de coração que tenham gostado e que esse post tenha sido esclarecedor para vocês. Qualquer dúvida não hesitem em me perguntar!

4 comentários :

  1. Nossa, que post construtivo! Eu adorei saber, irei compartilhar em minhas redes sociais e ficar atenta aos que eu uso, não fazia ideia.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana Borges! Deu bastante trabalho pra fazer esse post, fiquei feliz por saber que você achou construtivo! Um beijo. ♥

      Excluir
  2. Já usei sabonete vegatal pra lavar o cabelo quando eu nem fazia ideia do que era no/low poo. A sensação era um pouco estranha quando tava molhado, mas assim que secava ficava lindooo.
    Essa do bicarbonato de sódio eu já vi muito, mas a do vinagre de maçã, acho que é a primeira vez. (Pode não ser porque eu acabo esquecendo das coisas mesmo. Hahaha)
    Solicitei pra participar do grupo. :3
    :***

    ResponderExcluir
  3. Já aceitei! Vinagre ajuda demaaaaaaaais o cabelo, experimenta!

    ResponderExcluir